29 abril 2013

Max e os Felinos - Moacyr Scliar


   "Max e os felinos" conta a história de um menino alemão, da qual participa de uma grande aventura tentando fugir dos problemas que a Segundo Guerra Mundial e/ou o nazismo em si mesmo traz.
   Igualmente como "Os Pinguins do Sr. Popper", este romance pode ser lido em apenas um dia, pois tem apenas 122 páginas e se foca apenas na vida de Max, não interferindo em outros personagens.
   Max vive na Alemanha nazista e tem um amigo socialista, conhecido como Harald. Seu pai tem uma loja de peles, e lá conhece Frida, mulher com quem teve sua primeira relação sexual e viveu um romance proibido. Frida acaba sendo demitida por este fato e se reconciliando com Max logo depois que se casou com um nazista. 
   Harald foi chamado pela polícia alemã para ser interrogado e depois disso procuram Max, que possivelmente seria preso pelo envolvimento com socialistas e sua relação com uma mulher casada. Por isso, foge da Alemanha em um barco carregado de animais, que acaba naufragando. Por sorte consegui se salvar em um pequeno barquinho chamado "Germânia".
   Enquanto estava no Germânia, começou a passar mal, pela exposição ao sol, então teve a ideia de pegar um destroço do barco onde tinha um jaguar e com ele tem várias experiências ruins. Consegue chegar à terras firmes brasileiras e daí em diante monta uma família e os conflitos começam a se desenrolar.
    Amei o enredo e não consegui me distanciar nem um pouquinho do meu Kobo no final. Com emoções à flor da pele o autor conseguiu passar um grande período em poucas páginas o que faz a leitura ficar mais interessante.
   Este livro ficou bastante conhecido em histórias de plágio que Yann Martel cometeu (ou não) no seu romance "As Aventuras de Pi", que ganhou prêmios e virou filme.
  Moacyr Scliar escritor desta obra fenomenal, tem mais de setenta livros publicados e trabalhou como médico. Morreu em 2011, resultado de um acidente vascular cerebral (AVC) depois de uma cirurgia.
  

  Título: Max e os Felinos (download)
  Autor: Moacyr Scliar
  Editora: L&PM
  Ano: 2009
  Sinopse:  O alemão Max, um garoto sensível, cresceu sob a severidade de seu pai que sempre lhe incutiu medos e inseguranças. Envolve-se, mais tarde com Frida, esposa de um militar Nazista, o que faz que tenha que abandonar o país. Em meio a viagem de barco, é obrigado, graças a um naufrágio, a dividir o pequeno espaço de um barco com um imenso Jaguar, um felino que sempre lhe aterrorizou. 
O livro tornou-se conhecido após o autor, Moacyr Scliar, comentar em um jornal que o Best Seller A vida de Pi seria parcialmente um plágio de seu livro Max e os Felinos. 
Moacyr Scliar conquistou, pela qualidade de seu trabalho, um lugar de destaque na moderna literatura brasileira. Ficcionista de amplos recursos, autor consagrado, seus livros têm sido traduzidos para vários idiomas.



Nenhum comentário :

Postar um comentário