06 maio 2013

O Mágico de Oz - Lyman Frank Baum

   Hoje vou falar sobre um dos maiores clássicos da literatura mundial, mais conhecido por seus filmes e peças que encantaram o mundo, fazendo a fantasia dominar as telonas. Obviamente estou falando de "O Mágico de Oz".
   Dorothy, uma menina que vivia numa cidade cinza chamada Kansas com sua tia Em, seu tio Henry e o seu cachorro Totó foram atingidos por dois ciclones, que fizeram sua casa voar e caindo acidentalmente em cima de uma das bruxa más do local, ficando com seus sapatos e indo para a Cidade das Esmeraldas, onde se encontraria com o famoso Oz para pedir voltar para sua residência.
   Nesta travessia ela acabou conhecendo três amigos: um Espantalho, que desejava ter um cérebro para ser inteligente; o homem de lata, que cobiçava possuir um coração e o Leão Covarde, que queria ter coragem.
   Chegando lá eles encontraram mais um problema para resolver e assim formara um esplendoroso espetáculo de emoções.
   Não sabia do que se tratava este livro, por isso foi uma grande descoberta. Achei a narrativa bem simples, por ser infantil, mas mesmo assim adorei o livro. Merece o conhecimento de todos. Não tenho absolutamente nada contra esta história, nem do enredo e nem de defeitos superficiais, por isso ele leva a maior nota que tem no blog.
   Uma das coisas mais impressionantes da história é a falta de conhecimento de si mesmo, sendo a moral do livro. Esclarecendo melhor: o Leão sempre é quem consegue enfrentar os bichos mais perigosos, o Homem de Lata é quem tem o coração mais bondoso do grupo, o Espantalho é quem tem as ideias mais geniais entre eles e Dorothy o sapato da bruxa.
   Lyman Frank Baum é o escritor desta obra surpreendente e que encantou crianças de várias gerações. Com o grande sucesso de seu livro, acabou escrevendo mais treze sobre a terra e o povo de Oz. Morreu em 1919 com dívidas e doente que os maus investimentos lhe propuseram.


Título: O Mágico de Oz
Original: The Wonderful Wizard of Oz
Autor: Lyman Frank Baum
Editora: Zahar
Ano: 2013
Nº Páginas: 224
Sinopse: A casa de uma menina que vive no interior do Kansas é envolvida por um tornado, sendo transportada para a Terra de Oz. Dorothy se aventura pelo colorido e novo mundo que acaba de descobrir. Tentando voltar para casa conhece pelo caminho um espantalho,um leão e um homem de lata, os quatro se unem para encontrar o Mágico de Oz, que poderá realizar os seus mais íntimos desejos. A história do Mágico de Oz é bastante conhecida por todo o mundo.


Nenhum comentário :

Postar um comentário