20 julho 2014

História da Donzela Teodora - Leandro Gomes de Barros

Enredo

   Donzela Teodora, foi uma espanhola vendida a um comerciante húngaro, que a levou ao uma casa ser educada. Como autodidata ela se transformou em uma inteligentíssima pessoa. 
   Certo dia, o comerciante voltou à sua casa pobre e sem nada. Foi consultar com sua mulher sobre a sua falta de grana e ela o falou o que era necessário. Pediu que ele fosse a mesma pessoa que a vendeu e comprasse as melhores jóias, roupas e objetos disponíveis para depois à vender ao Rei. Ele fez tudo de acordo com o que ela havia dito.
   Chegando no Rei, o comerciante (à comando da donzela) pediu dez mil dobras de ouro, o valor de sua inteligência.O rei mandou três sábios discutirem com a garota e ela venceu todos. O último vencido fez um acordo que quem perdesse ficaria nu como veio ao mundo. Como perdeu, pediu para ficar apenas com a ceroula, mas a donzela não aceitou e ele pagou uma indenização de 5 mil dobras de ouro.
   Ao final, o rei falou que aceitaria qualquer pedido da moça. Ela então pediu o dinheiro e poder ir com seu dono para casa. Como palavra de rei não pode ser mudada, ele aceitou.

Comentários

   O livro é totalmente rimado e muito bem contado. A leitura flui bastante e o autor é considerado o pai da literatura de cordel. O livro é composto por sextilhas.

Informações
História da Donzela Teodora
Leandro Gomes de Barros


Editora: Domínio Público
Ano: 2012
Nº Páginas: 36
Sinopse: Um negociante compra uma donzela e manda educá-la. Rapidamente ela torna-se muito sabia. Tendo o mercador perdido sua riqueza, ela propõe que tente vendê-la ao rei . Depois de ricamente vestida, eles vão ao palácio e a donzela enfrenta três sábios que lhe testam os conhecimentos, derrotando-os. O terceiro quase se ve nu, como haviam apostado, mas paga em dinheiro. O rei lhes dá o dinheiro pedido e eles vão para casa. 







Nenhum comentário :

Postar um comentário