10 dezembro 2013

As Mentiras que os Homens Contam - Luis Fernando Veríssimo

Enredo/Comentários

   As Mentiras que os Homens Contam é um livro de relatos que tem como tema principal as mentiras contadas pelos homens e mulheres. São quarenta crônicas de aproximadamente três páginas cada.
   A falta de sinceridade é usada com os amigos, as mulheres e com desconhecidos para evitar uma provável decepção. A maioria de suas histórias usam o humor e a ironia como destaque, sem usar grosserias, o que as deixam leves e descontraídas.
   Sinceramente, eu já tentei ler Veríssimo outra vez com o livro "Comédias para se Ler na Escola", mas achei muito chato, talvez pela minha idade. Desta vez, a experiência foi um pouco diferente, já que usei um audiobook e o livro físico. Percebi que quando estava escutando, entendia melhor que apenas lendo. Acredito que seja pela voz do locutor. Amei duas crônicas: Blefes e A Aliança.
   Recomendo o livro para adultos que admiram e gostam do estilo Luis Veríssimo. Para quem não o conhece, escutem o audiobook que é muito melhor de se interpretar o humor negro de seus textos.

O Autor

   Luis Fernando Verissimo é um escritor brasileiro. Mais conhecido por suas crônicas e textos de humor, mais precisamente de sátiras de costumes, publicados diariamente em vários jornais brasileiros, Verissimo é também cartunista e tradutor, além de roteirista de televisão, autor de teatro e romancista bissexto. Já foi publicitário e copy desk de jornal. É ainda músico, tendo tocado saxofone em alguns conjuntos. Com mais de 60 títulos publicados, é um dos mais populares escritores brasileiros contemporâneos. É filho do também escritor Érico Verissimo.

Informações
As Mentiras Que os Homens Contam
Luis Fernando Veríssimo



Editora: Objetiva
Ano: 2001
Nº Páginas: 166
   Quantas vezes você mente por dia? Calma, não precisa responder agora. Também não é sempre que você conta uma mentira. Só de vez em quando. Na verdade, quando você mente, é porque precisa. Para proteger o outro - e de preferência, a outra. Foi assim com a mãe, a namorada, a mulher, a sogra. Questão de sobrevivência. Tudo pelo bom convívio social, pela harmonia dentro de casa, para uma noite mais simpática com os amigos. Você só mente, no fundo, para poupar as pessoas, e, sobretudo, para o bem das mulheres. Luis Fernando Verissimo, este observador bem-humorado do cotidiano brasileiro, reúne aqui um repertório divertido de histórias assim - tão indispensáveis que, de repente, viram até verdades. Depende de quem ouve. Depende de quem conta.



Nenhum comentário :

Postar um comentário