30 outubro 2013

É o primeiro dia de aula... Sempre! - R. L. Stine

Enredo

   Artie acorda todo dia, cai da cama, bate a cabeça no chão, e descobre que é o seu primeiro dia de aula. Como sempre, seu irmão joga calda de panqueca no seu cabelo. Por isso, ele usa um boné que terá que tirar quando chegar na escola. No caminho, um caminhão passa e joga água em sua calça. Ao chegar na escola, seu cachorro arranca o bolso do paletó de seu diretor.  E por aí se vai. Na escola, ele já arranja um rival: Brick, que é o jogador de futebol americano mais amado pelos alunos do ensino fundamental. Assim, Artie é odiado por toda escola.
   Todo dia acontece a mesma coisa, mas sempre com detalhes diferentes, e nos momentos de maior tensão, acaba a parte e começa outra com a mesma história um pouco mais resumida. Spoiler: Na última parte, Artie consegue chegar á dentista que todo dia tentava ir depois da escola, mas os leitores acabam descobrindo que, na verdade, tudo aquilo era um jogo com o mesmo nome do livro e que estava sendo jogado por Chris, um garoto qualquer.

Comentários

  Consegui ler o livro em apenas um dia, o que para mim foi fenomenal. Primeiro, o enredo do livro é muito repetitivo até os últimos capítulos, quando se descobre a grande e idiota revelação da trama. 
   Pensava que o livro iria contar como foi o primeiro dia de aula em cada ano escolar de Artie, o seu amadurecimento e tal, o que seria uma boa ideia. Mas na verdade, Artie acorda toda dia e conta a mesma história resumidamente ao longo das partes, mudando apenas algumas coisas, o que deixa aquela história de "já sei, já sei". 
   O autor abusa do uso de onomatopeias, o que me lembrou bastante "Diário de Um Banana", e o terror do livro é bastante infantil, o que me fez recordar da época que li "A Caverna dos Magos".

   A calda grossa e escura fez um som de tchuppp quando saiu voando da garrafa de plástico, atravessou a mesa e aterrissou no meu cabelo.
Pag. 11

   A única coisa que aprendi lendo este livro é que um autor consegue sim prender a atenção de seus leitores com coisas realmente fúteis e bestas. O final me deixou com raiva, pois percebi que perdi um dia para ler uma coisa tão sem noção.
   O livro tem o gênero infanto-juvenil, mas recomendo apenas para crianças e que tenham paciência de Jó. 


Autor

   Robert Lawrence Stine, conhecido como R.L. Stine e Jovial Bob Stine, é um escritor americano . Stine é chamado de "Stephen King da literatura infantil," e autor de centenas de romances de ficção de terror, incluindo os livros da série Goosebumps, (que virou série de tv, e foi considerado o "Harry Potter" da década de 90). Os livros de RL Stine já venderam mais de 400 milhões de cópias, o que o fez entrar para o Guinness World Records (livro dos recordes).

Informações
É o Primeiro Dia de Aula... Sempre!
R. L. Stine
Capa: É o Primeiro Dia de Aula... Sempre!


Original: It's The First Day of School... Forever!
Tradutor: André Czarnobai
Selo: Seguinte
Ano: 2012
Nº Páginas: 168
    No primeiro dia de aula Artie cai da cama e bate a cabeça. Então, no café da manhã, seu irmão mais novo derruba a calda da panqueca no cabelo dele, que não tem tempo para lavá-lo. No caminho, um caminhão passa por uma poça d'água e espirra toda a água nele. Não é só o primeiro dia de aula - é o pior dia de aula da história. Na manhã do dia seguinte, Artie caí da cama e bate a cabeça. Seu irmão mais novo derruba a calda da panqueca no cabelo dele e... Hã??? Tudo está acontecendo exatamente da mesma maneira que no dia anterior! O primeiro dia de aula se repete no dia seguinte, e sno dia seguinte, e no dia seguinte... Será que Artie vai conseguir encontrar um jeito de mudar isso? Ou será o primeiro dia de aula... SEMPRE?
  

Nenhum comentário :

Postar um comentário