21 setembro 2013

Em Chamas - Suzanne Collins

Enredo

   Katniss Everdeen - a garota em chamas - acaba descobrindo o transtorno que trouxe a Panem, fazendo os distritos se rebelarem contra a Capital novamente, depois de 75 anos de falsa paz.
   O livro foi dividido em 3 partes e 27 capítulos, o que proporcionou uma leitura rápida em suas 413 páginas.
   O segundo volume da série Jogos Vorazes, Em Chamas, começa logo de cara com o presidente Snow enraivecido com a coragem de Katniss a desafiá-lo ao fingir comer as amoras no final de THG. Em todos os distritos estão acontecendo novamente rebeliões para mostrar que eles estão sofrendo e que não aguentam mais a opressão da Capital. 
   O Massacre Quartenário ocorre a cada 25 anos. Para elevar a audiência, algumas regras dos Jogos são mudadas. 
Um ano após Katniss e Peeta ganharem os jogos acontece o terceiro massacre. Na edição 75ª serão convocados como tributos os ganhadores dos jogos passados. Por isso, Katniss tem certeza que voltará para a arena, mas não com quem.

- No aniversário de setenta e cinco anos, para que os rebeldes não se esqueçam de que até mesmo o mais forte dentre eles não pode superar o poder da capital, o tributo masculino e feminino serão coletados a partir do rol de vitoriosos vivos.
Pg. 187
   
   Diante esse fato, Peeta, Haymitch e ela começam a treinar e assistir os jogos dos ex vencedores para conhecê-los.   
   Spoiler: Katniss acaba indo parar na arena, uma praia ,que na verdade é um relógio, que em determinadas horas acontece coisas inusitadas como uma névoa ácida e coisas do tipo. O final de Em Chamas nos leva diretamente para A Esperança, pois não sabemos como ficará Peeta na Capital, Katniss no Distrito 13 e a não existência do distrito 12.

Comentários

   A maioria das pessoas acharam Em Chamas melhor que Jogos Vorazes, e muitos o consideraram o melhor livro da série. Eu achei as ideias mais aproveitadas e pensadas que no livro anterior. Este texto contém Spoilers.
 Quando Katniss recebe a mensagem de Snow pela TV ela se transforma completamente. Eu odiei esta sua mudança, mesmo sabendo como deve ser dificil saber que lutará novamente pela vida, como ocorreu também em "Jogos Vorazes" quando ela se transformou em boa moça no final do livro.
   Uma das passagens mais marcantes do livro foi a apresentação de Katniss na avaliação pelos Idealizadores dos Jogos quando ela enforcou o boneco escrito o nome do Seneca Crane, que morreu por deixar Peeta e Katniss vivo no último jogo. 


   Dirijo-me à estação de elaboração de nós e pego uma corda comprida. (...) Depois de mais ou menos dez minutos, estou com um nó bastante respeitável. Arrasto um dos bonecos-alvo para o meio da sala e, usando algumas barras de ferro, penduro-o pelo pescoço (...) Mas acho uma garrafinha de suco de amoras cor de sangue cheia até a metade que vai me servir muito bem. (...) Usando os dedos, escrevo cuidadosamente duas palavras com o suco vermelho no corpo do boneco (...). 
   SENECA CRANE.
Pg. 251
  
    Também achei a morte de Cinna "sem sal", apesar de ter sido um acontecimento triste.
   A arena foi uma grande surpresa para mim, mas não me surpreendi por ela ser um relógio, porém, a ideia da praia foi bastante aproveitada. O tempo no livro passa muito devagar, acontecem muitas coisas em um só dia. Por ser algo que não estou acostumado, acredito que nunca lerei "Ulisses".
  Enfim, o que mais gostei foram os tributos. E os melhores personagens  nesta edição foram Mags, Beetee e Finnick.



   O filme será lançado no dia 22 de novembro, mas não gostei da escolha dos atores, tirando Mags. Mas com certeza será uma das maiores bilheterias nacionais de 2013. 
   O final de Em Chamas nos leva diretamente para A Esperança, pois não sabemos como ficará Peeta na Capital, Katniss no Distrito 13 e a não existência do distrito 12.


Quote Favorito: "Talvez já esteja ficando louca e ninguém tenha coragem para me dizer. Eu me sinto louca o bastante."
 Pg. 410


Autora

   Suzanne Collins é a mulher atrás desta linda obra e de diversas outras, como a série Gregor. Ela também é uma das escritoras e roteiristas da Nickelodeon, formada em escrita dramática pela New York University. A inspiração de Jogos Vorazes veio quando ela assistia TV: mudando de canal, viu um reality show que passava ao mesmo tempo em que outro canal transmitia cenas da Guerra do Iraque. Suzanne inseriu essa junção num contexto de mitologia grega e em suas noções de efeitos de guerra. A adaptação de "Jogos Vorazes" foi lançada no começo de 2012.

Informações
Em Chamas 
Suzanne Collins




Original: Catching Fire 
Tradutor: Alexandre D'Elia 
Editora: Rocco 
Ano: 2011 
Nº Páginas: 413

   Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.


Nenhum comentário :

Postar um comentário