14 agosto 2013

Jogos Vorazes, de Suzanne Collins + Filme

Resumo
   Jogos Vorazes conta, em primeira pessoa, a aventura de Katniss Everdeen. Uma menina que vive em Panem (antiga América do Norte) - dividida por doze distritos e uma Capital - mais precisamente no Distrito 12, destinado á produção de carvão. Ela tem uma irmã chamada Prim e sua mãe é uma curandeira que ficou depressiva quando seu marido morreu. Fato que levou Katniss a procurar comida, juntamente com Gale, na floresta proibida de ser frequentada.
   Há muito tempo, existiam treze distritos que se rebelaram contra a Capital. Sem sucesso, o distrito 13 sumiu do mapa. A fim de relembrar a soberania da Capital, foi criado os Jogos Vorazes - um Reality Show onde duas pessoas, de cada região, entre doze e dezoito anos, eram sorteadas (a chamada "colheita") para lutarem entre si até a morte. O vencedor ganharia fama, dinheiro e o direito de viver com a família. 
   No dia da colheita, Prim acaba sendo escolhida, mas sua irmã se oferece como tributo. Peeta Mellark, uma importante pessoa na vida de Katniss, também é escolhido. Os dois vão para a capital e de lá para a Arena.




Opinião
   Comprei e vi primeiro o filme. Depois de ter lido, percebi que o longa deixou um pouco a desejar nas horas mais emocionantes, pois, claramente, a ideia foi amenizar um pouco a história. Adorei tanto a Capital colorida quanto a escolha do simbolismo dos três dedos centrais.
   O enredo do livro é bom, mas ao contrário do que muitos dizem, gostei do início. Também não posso me esquecer de dizer sobre o fanatismo dos nascidos em Panem com a televisão e os programas de reality que são abordados como um tipo de doença, mesmo o livro não falando diretamente sobre isto. 
  


A autora
   Suzanne Collins é a mulher atrás desta linda obra e de diversas outras, como a série Gregor. Ela também é uma das escritoras e roteiristas da Nickelodeon, formada em escrita dramática pela New York University. A inspiração de Jogos Vorazes veio quando ela assistia TV: mudando de canal, viu um reality show que passava ao mesmo tempo em que outro canal transmitia cenas da Guerra do Iraque. Suzanne inseriu essa junção num contexto de mitologia grega e em suas noções de efeitos de guerra. A adaptação de "Jogos Vorazes" foi lançada no começo de 2012.


Informações
Jogos Vorazes
Suzanne Collins



Original: Hunger Games
Tradutor: Alexandre D'Elia
Editora: Rocco
Ano: 2011
Nº Páginas: 397
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?


Nenhum comentário :

Postar um comentário