24 julho 2013

"O Menino do Pijama Listrado" - John Boyne

   Sem esconder as barbaridades feitas pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial, John Boyne traz uma linda história de amor, amizade e falta de compaixão. Transformado em filme no ano de 2008, O Menino do Pijama Listrado fez grande sucesso entre todo mundo.
   O livro conta a história de um menino chamado Bruno, que não sabe nada sobre a violência feita pelos soldados contra os judeus e outros povos com suas determinadas culturas. Ele tem um pai que é soldado na Alemanha que acaba sendo convocado pelo próprio Hitler, chamado de Fúria se referindo ao termo Führer, para sair de Berlim e ir para Haja-Vista, situado na Polônia, onde tem um campo de concentração.
   O pai acaba levando o filho, a esposa, Gretel (irmã de Bruno) e os empregados com ele. Lá, Gretel e Bruno ficam sozinhos sem ninguém para brincar, então o pequeno redescobre a vontade de explorar e acaba encontrando Shmuel, um judeu que vivia no campo, com quem faz uma amizade muito intensa e não mais sentindo falta dos amigos berlinenses.
   Bruno sempre quis passar a cerca para ficar com Shmuel e teve esta oportunidade quando foi tentar descobrir onde o pai de seu amigo estava, passando a cerca por debaixo e se vestindo com a roupa comum do pessoal "do outro lado da cerca", um pijama listrado.
   Uma das coisas que mais gosto em toda minha vida é história, e este documento faz as pessoas entenderem melhor o que eram feito nos "campos", e neste ponto o livro é comovente e interessante. Recomendo esta obra para os amantes da Segunda Guerra Mundial como um todo, mesmo este  assunto ser tratado muito superficialmente.
   Não gostei do acúmulo de "e" quando o autor ou o tradutor tenta falar varias coisas ao mesmo tempo, se esquecendo da existência da vírgula, mesmo sendo Bruno ,uma criança, que escreve em primeira pessoa.
   John Boyne é um escritor irlandês, que escreveu 70 contos e ficou oitenta semanas no numero um da Irlanda, no New York Times com este best-seller.





Título: O Menino do Pijama Listrado
Original: The Boy in the Striped Pajamas
Autor: John Boyne
Tradutor: Augusto Calil
Editora/Selo: Cia. Das Letras
Ano: 2007
Nº Páginas: 186

Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os Judeus. Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. "O Menino do Pijama Listrado" é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.


Nenhum comentário :

Postar um comentário