28 fevereiro 2014

Dom Casmurro [HQ] - Machado de Assis

Enredo

   Bentinho, chamado posteriormente de Dom Casmurro, descobriu uma paixão louca por sua vizinha Capitu quando sua mãe se lembrou, com a ajuda de José Dias, da promessa que o tornaria padre quando adulto.
   Ele acabou indo para o seminário, mas jurou que não seria nenhum líder religioso. Lá, conheceu Escobar, um homem ótimo em matemática.
   Depois disso, ele fez sua mãe mudar o juramento dizendo que poderia adotar uma criança e a tornar padre. De volta à casa, casou-se com Capitu e viveu anos de dúvidas.
   O filho do casal nasceu com a cara e jeito de Escobar, a mulher de Casmurro teve segredos com ele e por outros vários motivos Bento acabou questionando se sua mulher o traía.

Comentários

   A primeira vez que peguei esta adaptação em HQ só consegui ler quatorze páginas. O texto estava tão cansativo e massante que desisti. Olhando para minha estante, semana passada, queria experimentar algo diferente e então escolhi Dom Casmurro
   Esse é um dos clássicos da literatura brasileira (quem não sabe!?), assim como Senhora e Grande Sertão Veredas. Não conheço bem Machado, e sinto muita pena disso. Várias pessoas odeiam e outras amam esse livro, principalmente por ser obrigatório em grande parcela das escolas brasileiras.
   Uma das coisas mais legais desta edição são os extras apresentados no final, que abrem os olhos do leitor mostrando curiosidades da época que passam despercebidos, como o desejo de Capitu e Escobar de ter o dinheiro da mãe de Bento. Uma coisa que percebi antes de ler os comentários dos adaptadores foi a tentativa de construir visualmente metáforas e o esconderijo da face do filho de Casmurro para nós tentar entender se o que estava acontecendo era real ou coisa da cabeça louca do protagonista.
   E ai, você acredita que Capitu traiu ou não Bentinho? Não sei se foi porque o livro é contado em primeira pessoas, mas confiei demais no narrador e me convenci que Capitu traiu sim seu marido, por mais superficial que seja esta resposta.
   Por fim, acabei adorando a história.

O Autor

   Joaquim Maria Machado de Assis foi um escritor brasileiro, amplamente considerado como o maior nome da literatura nacional. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista, e crítico literário. Testemunhou a mudança política no país quando a República substituiu o Império e foi um grande comentador e relator dos eventos político-sociais de sua época.

Informações
Dom Casmurro
Machado de Assis




Roteiro: Ivan Jaf
Arte: Rodrigo Rosa
Editora: Ática


Nesta HQ, o leitor é enredado no turbilhão das memórias de Bento e da grande dúvida que o assombra. Um dos nossos maiores clássicos, sem maniqueísmos, com imagens que emocionam e mantém o lirismo e a perspicácia de seu mistério.

Nenhum comentário :

Postar um comentário