10 janeiro 2014

O Sexo na Bíblia - Tom Horner

Resumo   

   O sexo foi e é um dos temas tratados socialmente com mais receio. Vivemos atualmente uma lenta revolução de aceitação e "descobertas" sobre este mundo que nos trouxe a vida. Existe uma grande associação de pecado ao sexo, principalmente na religião cristã. E é desse assunto que Tom Horner tratou.
   Em 173 páginas são abordados 24 temas instigantes: casamento, poligamia, divórcio, homossexualidade, coito interrompido, entre outros.
   O sexo na bíblia é tratado de uma forma muito peculiar, pois não é vulgar, e, sim, muito sofisticado (principalmente nos Salmos e Cântico dos Cânticos).
   Na versão brasileira, foram utilizadas citações da Bíblia de Jerusalém. O autor também faz referência aos livros apócrifos de Tobias, Judite, Acréscimos a Ester, Eclesiástico, Susana e 1 Macabeus, que os protestantes não usam.
   Tom Horner não aponta o que é certo ou errado, o que deixa a leitura muito melhor.

Comentários

   Comecei a ler a bíblia neste ano. Sei que a leitura bíblica não é uma leitura convencional e que precisamos (se formos crentes na palavra) pensar no que está no contexto de cada versículo, capítulo e livro. Nessas férias fui para a casa da minha vó, que tem uns 300 livros apenas sobre o tema bíblico. Quando vi o livro "O Sexo na Bíblia" o peguei e não consegui largar mais.
   Fiz uma busca no Skoob e na Internet sobre este livro, porém não encontrei nada, a não ser algumas imagens da capa em lojas de sebo. Isso me deu muita pena, por se tratar de uma obra tão interessante e não ser mais publicada por nenhuma editora.
   O autor conta as histórias com fatos sexuais e coloca nas margens os capítulos e versículos dos livros da bíblia correspondentes.
 
Autor

   Tom Horner apresenta qualificações indiscutíveis como erudito da Bíblia. Detentor do grau de doutor em literatura religiosa pela universidade de Columbia, vem lecionando a bíblia há mais de vinte anos, doze dos quais para a Philadelphia Divinity School. Quando saiu de Filadélfia em 1969, seus alunos lhe prestaram uma tocante e significativa homenagem: a publicação de seus apontamentos de aula através da editora cooperativa. Autor de artigos eruditos e também populares sobre o Texto Sagrado, O Doutor Horner é o tradutor do clássico de Hermann Gunkel, The Psalms. Em 1968, recebeu uma bolsa da Fundação Sealantic para pesquisar, na Grécia, as semelhanças entre as antigas religiões helênica e israelita. As mais recentes atividades profissionais do Dr. Horner se desenvolvem em Saratoga Springs (Nava Iorque) onde é reitor associado de uma paróquia, e no Skidmore College, onde é capelão dos alunos episcopais.


Informações
O Sexo na Bíblia
Tom Horner


Original: Sex in the Bible
Tradutora: Silvia Mourão
Editora: Germini
Ano: 1989
Nº Páginas: 173

   Os leitores desta obra serão surpreendidos pela extensão dos tópicos que compõem o índice de temas tratados: adultério, poligamia, estupro, prostituição feminina e masculina, bestialidade, masturbação, homossexualidade e muitos outros. Embora escrito num tom informal e fácil de ler, "O Sexo na Bíblia" não é, em absoluto, um levantamento sensacionalista e vulgar, mas sim um estudo minucioso e bem fundamentado que incentiva o leitor à pesquisa e à analise profunda do comportamento humano, atravéz dos tempos



Um comentário :

Unknown disse... Responder

Não me interesso nesse tipo de livro, mas foi bom saber sua opinião sobre ele!


Beijos,
Lara - whoisllara.com

Postar um comentário