02 agosto 2013

Extraordinário - R. J. Palacio

   Uma criança, juntamente com seus pais, toma a decisão de ir para a escola. Para uma família tradicional isto seria a coisa mais normal do mundo, já para Auggie, é um desafio.
   O livro "Extraordinário" da autora R. J. Palacio, além de tratar de um assunto bastante raro de ser visto nos livros, tem um formato onde todos personagens importantes, como Summer, melhor amiga de Auggie desde o primeiro dia de aula, Olivia, a irmã dele, e Julian, seu cunhado, expõem suas opiniões. 
























   August Pullman, um garoto de dez anos de idade, tem um problema facial (disostose bucomaxilofacial) e nunca tinha ido à escola devido as muitas cirurgias em seu rosto. Como agora não precisa mais efetuá-las, decide ir à escola.
   Como August precisava conhecer o mundo escolar, o seu diretor, Sr. Buzanfa, sugeriu que três crianças se passarem por colegas do novo aluno. Um deles, Jack Will, tornou-se verdadeiramente amigo de Auggie,  mas o decepcionou no Halloween.



   Quando ele entrou na escola, sofreu bastante preconceito por ter um rosto deformado. Ele sempre percebia os olhares e cochichos das pessoas em sua presença.
   O final é surpreendente, mesmo sendo bastante provável. 
   Não tenho certeza, mas, às vezes, a autora deixa muito claro que foi feita uma pesquisa para saber o que os adolescentes e/ou crianças gostam, como Star Wars, Diário de um Banana e de coisas sérias como o Quadro de Punnett. Sem esta "cereja" certamente o livro deixaria a desejar. 
   Amei o livro, pois sua escrita é leve e descontraída até nas horas mais difíceis como a morte de Daisy que me fez descer uma lágrima e quando eles vão para um acampamento assistir um filme
   Indico o livro para todas as pessoas, independente da idade ou coisa do tipo.


Autora
   
   R. J. Palacio mora em Nova York com meu marido, dois filhos e dois cães. Por muitos anos, foi diretora de arte e designer de livros. Ela esperou o momento perfeito na minha vida para começar a escrever. Depois de mais de vinte anos projetando capas de livros para outras pessoas, percebeu que o momento perfeito nunca realmente se apresenta. Extraordinário é seu primeiro romance. 


Informações
Extraordinário
R. J. Palacio



Original: Wonder
Tradutor: Rachel Agavino
Editora: Intrínseca
Nº Páginas: 320
Ano: 2013



August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.




Nenhum comentário :

Postar um comentário